quinta-feira, 9 de abril de 2009

O bacalhau

Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.
Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.


http://www.bacalhau.com.br/historia.htm

O bacalhau é o ingrediente mais consumido na Sexta-feira Santa, podendo ser assado ou ensopado. Um substituto mais acessível poderá ser a corvina

Um comentário:

  1. Rosana vc já leu sobre a relação do bacalhau e o Concílio de Trento?
    Fernanda de Camargo Moro fala sôbre isto no seu livro sobre Veneza.
    Abçs.

    ResponderExcluir