quarta-feira, 15 de abril de 2009

Um recorte na história

Novamente sento-me para escrever e indicar um livro.
Tive o prazer de ser presenteada com o livro "São Paulo, memórias e sabor" de Rosa Belluzzo da editora Unesp. Uma obra ímpar no que confere gastronomia tradicional paulista.
Temos pouquíssimos relatos de nossa comida paulista, justamente pelo fato de tantas influências de outros Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Esta obra trata de uma forma muito paulista sobre todos os sabores e aromas deste Estado, São Paulo.
São relatos e receitas da época dos Bandeirantes, tirados dos livros de família e que desapareceram com o passar dos tempos.
Este resgate é importantíssimo enquanto história e pratos que fizeram e fazem esta época.
Tenho um sonho como gastrônoma e professora de gastronomia que um dia os alunos busquem estes relatos e tudo que fez e faz a história da gastronomia. Que não se reduzam a simplesmente reprodutores de receitas. Que ao fazer uma receita, que esta seja a consequência de toda um estudo e pesquisa. Que entendam o porquê da cada ingrediente, de cada forma de cocção e modo de apresentação. Entendam a época que a receita está inserida. Seu momento histórico.
Pensando nisso que sempre digo aos alunos que estudem, leiam, pesquisem, escrevam. Pois só neste caminho formaremos história e memória. Não se limitem apenas em esquentar a barriga no fogão e esfriar o umbigo na pia.

Um comentário:

  1. Concordo com vc. E busco sempre motivar meus alunos assim como vc.
    Li ontem o livro de Carlos Ribeiro et all, Comida é Arte: aspectos culturais e sociais da alimentação do brasileiro através dos tempos.
    Ele escreveu um dos livros que eu quero escrever.Postei no aparaibatem um comentário.
    Abçs Rosana

    ResponderExcluir