quinta-feira, 12 de março de 2009

Um pouco sobre sopas

Hoje, um dia que amanheceu nublado, mas logo o sol despontou. E por que falar sobre sopa?
Sopa na verdade é receita completa e que nos remete ao aconchego, calor humano, a comida da mamãe, sabor de infância ou então a comida de um grande chefe.
Boulanger abriu seu restaurante em 1765, em Paris, servindo sopas. Caldos restauradores. Daí o nome restaurante.
Na verdade sopas são encontradas em toda parte do mundo, podendo até viajar pelo mundo através das sopas. Uma Vichyssoise, por exemplo, nome francês para uma sopa que foi feita pela primeira vez em Nova Iorque no Hotel Hitz, Gaspacho, sopa espanhola...
Com isso uma sopa não é um prato tão simples assim, exige conhecimento e técnica. Para isso classificamos em:
a) Sopas claras:
Não contém espessantes e são feitas a partir de um fundo. A esses líquidos são adicionados ingredientes – legumes em pedaços, folhas, carnes, macarrão, grãos – que definirão o sabor da sopa.
Ex: Consommé = fundo clarificado através da adição de claras de ovo em cozimento longo e lento. Normalmente servido como entrada (frio ou quente)

b) Sopas espessas:
Tem como base o bechamel, o velouté ou um fundo, mas sempre apresentam uma textura mais espessa, cremosa, “ligada”.
As sopas espessas se dividem em:
Sopa creme: base molho bechamel e finalizada com creme de leite. Ex: sopa creme de brócolis
Sopa velouté: base molho velouté e finalizada com creme de leite ou liason (20% de gema + 80% de creme de leite). Ex: velouté de agrião com camarão.
Sopa purê: feita a partir do ingrediente principal cozido em fundo e posteriormente processado. Ex: sopa purê de abóbora.

c) Outras:
a) Bisque: ingredientes principais são os crustáceos e que possui características tanto da sopa creme como da sopa purê. O agente espessante mais comum é o arroz. Ex: bisque de lagosta, bisque de camarão.

b) Sopas especiais: inclui especialidades específica de um país.
Exs: Minestrone (Itália)
Vichyssoise ( Estados Unidos)
Gaspacho (Espanha)

2 comentários:

  1. Querida Rosana
    A "Gastronomia" para mim, é como estar diante de uma grande orquestra, e os instrumentos são: temperos, aromas, texturas, cores, sabores, e assim conseguimos arrancar da platéia grandes aplausos, e queremos "bis"!
    Também amo a arte da gastronomia, e com certeza o seu "Blog" nos dará muitas informações e caminhos que poderemos trilhar diante desse mundo fantástico. Agradeço a "Deus" por um dia "Ele" ter colocado você no caminho da minha vida, e quero continuar nesse caminho, sendo sua aluna, sua amiga.
    Aproveito para parabenizar pelo seu empenho, pelo blog, e pela pessoa maravilhosa.
    Beijos com carinho
    Rosana Troccoli

    ResponderExcluir
  2. Rosana, gostei do post muitooooooo
    Vou, citando a fonte postar nos meus e usá-lo nas minhas aulas de nutrição e gastronomia.
    Quando vc fala de sopa restauradoras de Boulanger, ele parafraseou a Bíblia quando ele escreveu como estratégia de marketing," vinde a mim vós que estais com fome e eu restaurarei vossos estômagos"Mt11:28 e ainda a partir dele denominaram restaurante o estabelecimento que comercializa refeições prontas.Segundo alguns historiadores a sparia dele foi considerado o 1º restaurante.Vou postar uma sopa de brócolis light que eu fiz que é uma delícia confira.
    Abçs gastronômicos.Linda Susan

    ResponderExcluir